Novidades na TV por assinatura parte 1

8

Pois então pessoal, mais um semestre vai chegando ao fim. Dependendo das áreas da vida, o fim de um semestre significa o fim de um ciclo, e na TV por assinatura isso não costuma ser diferente.

novos canais na sky, novos canais na claro, novos canais na net, novidades tv paga 2013
Confira as novidades na TV paga que vêm por aí.

Historicamente o segundo semestre sempre é marcado por um maior número de novidades na tv paga, novos canais, novos serviços, interatividade… só que 2013 está diferente do comum. Talvez pelo fato da operadora OI TV ter tomado uma postura agressiva (quem vinha fazendo o papel era a Claro TV), e também da Vivo TV ter dado vida a antiga Telefônica que vivia às traças (veja detalhes do ocorrido) – a GVT TV também entrou na briga de uma maneira mais contundente no fim de 2012 – o mercado de TV por assinatura teve que mudar.

Se você quer saber como anda a TV aberta brasileira, veja nosso especial aqui.

Agora temos mais promoções com preços baixos (não vou nem entrar no mérito do valor real dos pacotes ultra básicos), novos canais HD (afinal é a tendência), novos canais abertos (graças a Lei da TV por assinatura) legendas eletrônicas, novos pacotes e muitas novidades surgiram. Creio que não podemos reclamar desse começo de ano (ok assinantes da SKY, falarei da situação de vocês separadamente).

A Claro TV e a Net

A Claro TV teve um ótimo começo de ano, trazendo os canais obrigatórios (eu pessoalmente não considero um ganho, mas parece que para a maioria foi), trouxe novos canais HD e pela primeira vez exclusivos (foi a primeira a lançar o HBO 2 HD e o Signature), não tardou para trazer o SporTV HD 1 e 2, Telecine Fun HD e Touch HD também foram lançados) e mais canais receberam as legendas eletrônicas.

Foi um semestre perfeito? Claro que não, mas já foi algo bem superior a 2011 e 2012. Faltam ainda pedidas básicas, como o ESPN HD, ESPS Brasil HD, Globo News HD, Megapix HD e o mais incrível PFC HD, que vive uma novela de mais de 3 anos na operadora. O segundo semestre na operadora promete. Ainda em negociação (que já é eterna) o PFC HD (com a dobradinha Combate HD), deve chegar logo após a Copa das Confederações. O novo guia interativo, a Rádio Disney e os canais Espn em HD também já estão nos planos para julho/agosto, completando as promessas que não vingaram no primeiro semestre. Além disso os novos canais HD  HBO disponíveis recentemente no Brasil – o Cinemax HD e Max HD simulcast – com toda certeza chegam antes do final do ano, tanto na Claro TV como na Net.

Para os que sonham com o BBC HD, Megapix HD, Science e Civilization, por mais que haja interesse das operadoras, são canais que as programadoras parecem não fazer tanta questão de incluir em nenhuma operadora. Nem mesmo negociações entre as partes foram citadas nos últimos anos. O que sabemos é que tanto a Globosat (do Megapix HD, Cult HD e Canal Brasil HD), quanto a Discovery, desejam que todos os seus canais tenham versões em alta definição até o final de 2013.

Quanto a própria dobradinha Claro TV e Net – cada dia mais se tornarão uma só- talvez seja daqui que teremos o maior número de novidades da TV paga em 2013.  Falar de novidades e novos canais HD na Net, maior operadora do país é chover no molhado. Nos últimos anos nunca deixou seus assinantes passando muita vontade (tirando um caso ou outro, como o Tooncast). Na última semana mesmo incluiu o ESPN HD em sua grade, veja aqui como foi.

OI TV, Vivo TV, GVT TV e demais operadoras menores

A OI TV terá novidades expressivas nessa virada de 2013 para 2014, principalmente quando sair do atual satélite Amazonas para migrar para o SES 6, que será sua casa definitiva. Caso supere sua crise financeira (as ações da operadora derreteram na bolsa de São Paulo no primeiro semestre), poderá se tornar referência, atuando em mais estados e capitalizando um sem número de clientes. Sua base de assinantes e canais já é bastante interessante, e os preços são competitivos. Caso esteja disposta a investir em novidades, terá condições técnicas para dominar o mercado em 2014.

Confira tudo sobre o novo satélite e os novos canais na OI TV aqui.

Com um satélite inteiro pronto para ser usado antes da Claro TV e da SKY, que há tempos já se movam para usar novos satélites, poderá ter a maior grade de canais em SD e HD, serviços de interatividade e opções de pacote, tornando-se ao lado da VIVO TV (que também terá mais espaço para oferecer conteúdo) operadoras à serem batidas.

A Vivo TV já mostrou estar antenada com o mercado, incluindo de repente vários novos canais HD na última semana.

Tivemos então um primeiro semestre interessante na TV por assinatura, com uma expansão mesmo que ainda modesta dos canais em HD, e da concretização dos canais abertos obrigatórios na TV paga. A parte contrária a evolução e que passou por um primeiro semestre difícil, foi para os lados da SKY Brasil. Motivo pelo qual deixarei a parte 2, exclusiva com as novidades, desafios e problemas da SKY Brasil para amanhã, na parte 2.

Abraços,
Equipe eXorbeo.com

COMPARTILHE