SKY muda seus planos para 2013

    31
    O comando máximo da operadora SKY no Brasil decidiu que vai mudar totalmente seu foco em relação à novos canais, em especial os em HD.
    ELE É QUEM MANDA NA SKY BRASIL
    A política da empresa nos últimos anos foi divulgar e atrair clientes graças ao maior número de canais em HD na TV por assinatura. Infelizmente não conseguiu dar conta desse objetivo, pois seu satélite não tem

    como suportar uma carga muito grande de canais e a transição esperada pela empresa dos clientes SD para os pacotes HD não ocorreu.

    Os problemas
    Não é segredo para ninguém que um satélite possui um número máximo de frequências (chamadas de transponders) e cada uma dessas frequências suporta um número X de canais. Isso é uma barreira física, lógica e matemática. Para conseguir transpor esse problema uma operadora tem duas opções: eliminar os canais antigos SD codificados em Mpeg 2 (compressão de vídeo e Áudio há tempos ultrapassado) substituindo cada canal desse por novos em HD, todos em Mpeg 4 que ocupam menos espaço e com muito mais qualidade ou até mesmo apenas mudando sua compactação. A outra opção seria o lançamento de mais um satélite próximo sem que fosse preciso reapontar as antenas dos assinantes, o que ainda não foi viável.

    Em 2012 a SKY ainda liderava com folga a briga pela ponta na quantidade de canais HD

    Ocorre que apenas os receptores modernos (na maioria HD) são capazes de decodificar os canais em Mpeg 4. Portanto tal transição só seria possível quando todos os receptores dos assinantes antigos fossem trocados por novos. Isso custa caro e demora muito tempo.
    Sem espaço, sem opções
    A falta de espaço compromete a expansão da grade de canais. Sei que muito criticam as operadoras por oferecerem canais abertos e também canais de “cortesia”, que apenas servem para pesar na grade e que raramente servem para alguma coisa. Mas ocorre que, um assinante sensato precisa saber que não é apenas das mensalidades que as operadoras sobrevivem, e sim do dinheiro arrecado com aqueles canais caça-níqueis. Caso eles não existissem, com certeza as mensalidade seriam ainda mais caras.

    SKY vinha testando alguns canais em HD no começo do ano
    A mudança na estratégia
    Pelo que a SKY deixou a entender, apenas vai reduzir ainda mais a inclusão de novos canais em HD. De agora em diante apenas canais selecionados (por sua qualidade) serão acrescentados, deixando de lado a briga para ver quem oferece mais canais (que já está em tese perdida para a Net e sendo alcançada pela Claro e OI TV). Daqui em diante vários ajustes deverão ocorrer na grade da operadora, com alguns canais deixando de existir e outros velhos pedidos integrando a grade da operadora.
    Aqui quem sabe será a chance dos assinantes verem algumas pérolas como o Tooncast e o Discovery Turbo dando as caras. Nas próximas semanas será a vez do TBS dar as caras, enquanto o Boomerang será excluído da grade, como você já leu aqui.

    Mas será que precisamos mesmo de quantidade?

    A velha discussão entre quantidade x qualidade vale, e muito, na tv por assinatura. Em especial nos últimos anos. Os assinantes são assaltados com mensalidade que variam de 100 até 400 reais mensais, por um conteúdo que no geral vai do mediado ao desprezível. Nos parece que a briga para ver quem tem mais canais foi o que restou dentro desses valores absurdos praticados. Como ter mais de 150 canais não é garantia nenhuma de qualidade, adquiriu mero caráter de STATUS: eu tenho mais canais que o meu vizinho.

    Aproveite e veja nosso especial sobre a necessidade de novos canais na TV por assinatura

    Será saudável essa necessidade? Acho até que nossos pedimos são justos, pois brigamos para ver se algo de melhor qualidade aparece, mas não acho que chorar por mais canais em HD seja a solução para uma TV por assinatura melhor.

    A solução para nossas necessidades

    Eu vejo como única solução e que efetivamente melhoria a qualidade do serviço como um todo, a luta por preços menores. Com o fim da cobrança pelos pontos adicionais e a forte concorrência que surgiu, os pacotes em HD devem diminuir cada mês mais. Com isso os assinantes SD vão se encorajar em mudar de receptor e planos. Com o aumento da base, os canais que ainda não operam em HD se motivam para oferecer a opção e o que era luxo torna-se OBRIGAÇÃO.
    Pressionar uma operadora isoladamente hoje não mudará o cenário, e  a mudança de estratégia da SKY demonstra isso. Ela vai tentar focar em outras necessidades dos seus clientes, o que é bastante saudável. 

    COMPARTILHE