Governo irá testar apagão da TV analógica em breve

    2
    Creio que a maior parte da população já sabe que o sinal captado em suas velhas antenas (analógico) está com os dias contados.

    O que a população não sabe é que a mesma Lei que irá gerir a transição do analógico para o digital, prevê um apagão teste no ano que vem. A data oficial de encerramento das atividades analógicas (que se tornarão

    proibidas no país) é 2016.–> Muitos mini protestos vem se formando em algumas cidades, querendo adiar o processo. O apagão será um teste de como a população irá se comportar, e visa alertar de vez para o fim do serviço. O apagão teste da TV analógica ocorrerá em uma data a ser marcada já no ano que vem, em 2013.

    O triste de toda a história da transição da TV analógica para a digital, é que mesmo em países desenvolvidos, como o Japão, o fim da TV analógica foi traumatizante. A TV japonesa não se agilizou muito em criar conteúdo HD, apenas transmitindo o sinal no novo formato (que por sinal é igual ao utilizado aqui). A consequencia foi que a população não se encomodou muito em escolher aparelhos que tinham conversor, e nem muito menos comprar conversores para TVs mais antigas.
    No Brasil a situação não é diferente e na verdade é até pior. Mesmo nas capitais não são todos os grandes canais que transmitem com sinal digital, nem muito menos toda a programação é em Wide Screen quanto menos HD. O maior tele jornal do país, da Rede Globo de televisão sequer possui uma versão em alta definição. Parece utópico esperar que em 2016 pequenas cidades como micro retransmissoras estejam totalmente equipadas. Se querem um retrato próximo e real do problema, observem os canais pagos no Brasil. As maiores grades possuem cerca de 150 canais, sendo que a operadora com mais canais HD oferece cerca de 30 canais, alguns apenas temporários.
    A mudança é necessária, mas não pode ser feita de qualquer maneira. Se a realidade da população das grandes cidades é a de que pelo menos um televisor na casa possui conversos e é HD, não se pode falar o mesmo de pessoas que até hoje não possuem nem o sinal analógico disponível, utilizando de parabólicas gigantescas para captar o sinal.

    Como curiosidade:

    * O Japão extinguiu a TV analógica em seu território no dia 24/07/2011, depois de 58 anos;
    * Os EUA foram bem mais rápidos, encerrando de vez o serviço no dia 12/06/2009, quando estimou-se que cerca de 3 milhões de americanos não possui o equipamento necessário para assistir o formato digital;

    COMPARTILHE